05. Jizô Bosatsu

19/03/2010 23:18

O Bodhisattva que supre a Terra

 
Ele aparece gentil com a cabeça raspada e é descrito como um discípulo Sravaka, isto é, um monge que deixou seu lar. Na sua mão direita, Jizô segura uma vara shakujô com seis anéis e ao agitá-los ele nos desperta dos sonhos de ilusão. Em sua mão esquerda ele segura uma jóia mani, que significa que confere tesouros e riquezas a todos os seres.
 

Objetivo e Votos

Poucas divindades Budistas são tão populares quanto Jizô no Japão. Em qualquer localidade que se vá no Japão se pode encontrar sua face sorridente nas estradas, cruzamentos, caminhos para as altas montanhas e nas entradas de antigos cemitérios as seis formas de Ksitigarbha (Jizô) são consagradas.
 
 
 
As seis formas de Jizô são responsáveis pelos Seis Caminhos de Transmigração:  
  1. infernos,
  2. espíritos famintos,
  3. bestas,
  4. demônios,
  5. seres humanos e
  6. seres celestiais.

Eles todos se devotam a salvar pessoas dos sofrimentos e desastres. 

Os votos e amuletos de proteção de Ksitigarbha (Jizô) fortalecem aqueles que necessitam, tal como crianças que são encontradas entre os mundos da vida e da morte, que estão em lugares perigosos, ou estão em lugares isolados.

No Budismo Shingon, a letra em sânscrito Ais é escrita acima do nome Budista póstomo no epitáfio de um adulto que falece, mas quanto as crianças falecem, a letra em sânscrito Ka, que significa Ksitigarbha, é escrita. Isso significa que a criança impotente perante os desafios do mundo foi salva e está habilitada a tornar-se um Buda.
 
Ksitigarbha Bodhisattva não fica nervoso ou desiste mesmo que pode ser espezinhado e pisado como se fosse a terra. Ele é um Bodhisattva que tem estoque inesgotável deenergia para alimentar e salvar com uma mente de grande compaixão a todos os seres.
 

Mantra


On kakaka bisanmaei sowaka (japonês)

Om ha-ha-ha vismaye svâhâ 
(sânscrito)

Om Oh, Senhor das Maravilhas svâhâ (português)

 

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode