Tipos de Divindades Budistas

O Budismo japonês é ornamentado com muitas estátuas que são usualmente relacionadas a diferentes arquétipos Budistas.

As imagens são tipicamente divididas em quatro (4) tipos:

1. Buda (ou Nyorai)        2. Boddhisattva (ou Bosatsu)        3. Myo-0        4. Tenbu

1. Budas (ou Nyorai)

BUDDHA 佛 or 仏, TATHAGATA ou NYORAI 如来. Buda não se trata de um nome pessoal, mas sim o termo em sânscrito para louvor, como Messias ou Cristo, O Ungido. Outro termo sânscrito comumente utilizado é Tathagata. No Japão, Tathagata é traduzido como Nyorai, um título honroso atribuído a todos aqueles que alcançaram a iluminação. Este termo pode ser traduzido como Aquele que vem da Origem ou Aquele que está retornando a Origem.

Há muitos Budas nas tradições Mahayana e esta tradição é a mais praticada na Japão.

O Buda histórico (Shaka Nyorai, que viveu em cerca de 500 a.C.) é o Buda mais reconhecido na Ásia e no mundo todo.

As estátuas de vários Budas compartilham atributos comuns: primeiramente, estátuas de Buda são geralmente simples, sem jóias ou ornamentação - já as representações artísticas de Bosatsu (Bodhisattva) tipicamente incluem jóias, roupas da realeza e coroas bem elaboradas, porém há exceções tal como algumas representações de Dainichi Nyorai em que utiliza coroa e jóias.

A maioria das estátuas de Buda são desenhadas com orelhas alongadas (indicando que Buda a todos ouve), e uma saliência (3o olho) na testa (indicando que Buda a tudo vê). Nas estátuas, os Budas são retratados fazendo gestos característicos (mudras).

Sanzebutsu 三世仏, O Buda dos Três Mundos

Passado (Amida Nyorai)
Presente (Shaka Nyorai)
Futuro (Miroku Nyorai)

Nota: Jizo Bosatsu prometeu permanecer neste mundo até o advento de Miroku Nyorai.

Nyorai, ou Tathagata como traduzido do sânscrito, representa Buda ou também conhecido como "O iluminado". Cada Nyorai é um Buda com sua própria identidade.

  • Shaka (Shakyamuni - Buda histórico)
  • Amida (Amitabha)
  • Ashuku (Akshobhyia)
  • Birushana (Vairocana)
  • Dainichi (Mahavairocana)
  • Fukujoju (Amoghasiddha)
  • Gochi Nyorai (5 Tathagata)
  • Hosho (Ratnasambhava)
  • Miroku (Maitreya)
  • Yakushi (Bhaisaya)

2. Bodhisattvas (ou Bosatsu)

BODHISATTVA 菩薩 (BOSATSU no Japão). Literalmente significa aquele que busca a iluminação, aqueles que alcançaram o estágio final de transmigração e iluminação, antes de tornarem-se Budas. Bosatsu certamente alcançarão o estado Búdico, mas por um tempo, eles renunciam ao estado abençoado de Nirvana (liberdade do sofrimento) ao continuar com seus votos de permanecer na Terra por várias reencarnações para ajudar todos os seres vivos a alcançar a salvação.

Este termo tem outros significados, mas o conceito Mahayana acima é o mais conhecido.

As estátuas de Bosatsu são geralmente decoradas pois frequentemente são registrados usando jóias e roupas reais - tanto quanto os 13 ornamentos (coroas, brincos, colares, adorno de braços, braceletes e tornozeleiras) Os Bosatsus podem por vezes serem reconhecidos pelos objetos que carregam e as criaturas em que estão montados. Novamente, assim como a representação de Budas, existem exceções - Jizo Bosatsu, por exemplo, é normalmente representado com um simple roupão de monge. Bosatsu (Bodhisattva) geralmente compartilham somente um dos 32 atributos físicos de um Buda - as orelhas alongadas (aquelas que escutam a todos). Normalmente, um Bosatsu usa uma coroa com uma efígie (representação) de seu "pai espiritual", que significa um dos Cinco Tathagata.

Bodhi significa iluminado. Sattva significa ser, essência. Ou seja, Boddhisattva quer dizer aquele que conseguiu iluminar-se ou alcançou a iluminação.

Compaixão é a característica principal de um Bodhisattva, cujo mais alta aspiração é salvar a todos os seres sensíveis.

Bosatsu são aqueles que encontraram iluminação mas estão postergando sua entrada no Nirvana para ajudar outros a encontrar a salvação. São inúmeros, e de fato são tantos que seria impossível listá-los todos. O mais famoso de todos seria Kanzeon (ou Kannon).

  • Fugen (Samantabhadra)
  • Gakkō (Candraprabha)
  • Hōzō (Dharmakara)
  • Jizō (Ksitigarbha)
  • Kannon (Avalokitesvara)
  • Kokūzō (Akasagarbha)
  • Miroku (Maitreya)
  • Monju (Manjushri)
  • Nikkō (Suryaprabha)
  • Seishi (Mahasthamaprapta)
  • Tarani (Tara)

3. Myo-o (em sânscrito, Vidyaraja)

O terceiro tipo de divindades é Myo-o.

Myo-o é traduzido como Reis da Sabedoria, Reis dos Mantras, Reis do Conhecimento ou Reis da Luz. Foram introduzidos no Japão a partir do século XiX.

São originalmente Divindades Hindus que foram adaptadas ao panteão do Budismo Esotérico japonês para vencer os desejos que cegam a humanidade. Eles prestam serviço e protejem o Nyorai, especialmente Dainichi Nyorai. Estas Divindades são cultuadas na grande maioria pelo Budismo Esotérico Shingon.

Em contraste com as imagens de santidades de Nyorai ou Bosatsu, as imagens de Myo-o são ferozes e ameaçadoras, em que suas posturas ameaçadoras e suas expressões facias são desenhadas para subjugar espíritos malignos e converter aos não crentes. São comumente desenhados com múltiplos braços e cabeças, envolvidos em chamas e portando armas para vncer o mal.

Entre este grupo de Divindades guerreiras, Fudo Myo-o é o mas comumente venerado no Japão e chefe de todos os outros.

Myo-o são representações ferozes dos "Reis da Luz". Eles ajudam aos Budas e com sua enorme força buscam tanto vencer o mal e para ajudar os seres humanos a resistir à tentação.

  • Aizen (Ragaraja)
  • Bato (Hayagriva)
  • Daingeshi (Atavaka)
  • Dai-Itoku (Yamantaka)
  • Fudo (Acalanatha)
  • Gosanze (Trilokavijaya)
  • Gundari (Kundali)
  • Kongo-Yasha (Vajra-yaksa)
  • Kujaku (Mahamayuri)
  • Ususama (Ucchusma)

4. Tenbu (em sânscrito, Deva)

O quarto tipo é Tenbu.

São Divindades Hindus e não humanas que se converterem ao Budismo por aprendizagem dos ensinamentos do Buda Histórico. Assim como Myo-o (acima), eles guardam e protejem os Nyorais e os Bosatsu. A palavra em sânscrito "Deva" é traduzida como "Ten" no japonês, significando Seres Celestiais.

No grupo Tenbu inclui os Devas e muitos outros seres Divinos, incluindo músicos celestiais, donzelas e criaturas como Dragões, homens-pássaro Karura e com cabeça de elefante (Kankiten). A maioria são originários dos mitos indianos antigos, mas uma vez incorporados ao Budismo, se tornaram guardiões da Lei Budista ("Dharma" em sânscrito).

Os seres celestiais (DEva) aparecem em grande número nas mandalas. Eles vivem for incontáveis eras mas não envelhecem nem morrem, mas permanecem retidos nos Seis Estados da Existência, o ciclo do sofrimento, o ciclo do renascimento e da morte novamente (Samsara, em sânscrito). Os Devas - devido a sua grande benção - têm dificuldades de reconhecer e compreender a verdade do sofrimento. Eles acabaram por "usar de mais" de seu bom karma após incontáveis anos no paraíso e mais uma vez caíram a um estado inferior.

Divindades

  • 21/03/2010 00:02

    13. Kokuzo Bosatsu

    Kokûzô Bodhisattva aparece com a gema (pedra) que garante a realização dos desejos (Cintâmani ou Nyoihôshu), pela qual ele espalha bençãos mundialmente para todos os seres. Sua jóia representa alegria e virtude. Em sua mão direita ele carrega uma espada afiada que representa ...

  • 20/03/2010 23:53

    12. Dainishi Nyorai

    O Grande Buda da Iluminação Universal Mahâvairocana tem dois aspectos em sua personalidade: Um aspecto é de Sabedoria, representado pela Mandala Vajradhâtu e nesta Mandala, ele é desenhado como utilizando uma coroa de jóias na sua cabeça, representando as Cinco Sabedorias possuídas...

  • 20/03/2010 23:50

    10. Amida Nyorai

    10. Amida Nyorai Buda da Vida e Luz Infinitas Amithâba (Amida) está sentado em posição de lótus sobre uma lótus aberta. Ele usa um manto vermelho com ambos os ombros cobertos. Ele está sentado com as duas mão sobre seu colo. As pontas de seus dedos estão se tocando e as extremidades dos...

  • 20/03/2010 23:50

    11. Ashuku Nyorai

    O Buda Imóvel Ele tem sua mão esquerda apertando firmemente em seu puho e está em postura descansando sobre sua cintura. Isso expressa sua força e firmeza de verdadeiro Bodhicitta. Sua mão direita descansa próximo a seu joelho e as pontas de seus dedos pressionam a terra. Isto expressa sua...

  • 20/03/2010 23:47

    09. Seishi Bosatsu

    Bodhisattva que Procede com Vigor Ele segura uma flor de lótus na mão esquerda e sua mão direita representa energia vigorosa que pode fazer uma flor desabrochar. Assim também expressa a postura em que Buda utiliza este Bodhisattva para levar as pessoas para a verdadeira salvação neste mundo...

  • 20/03/2010 23:44

    08. Kannon Bosatsu

    Bodhisattva da Compaixão Seu corpo é dourado e ele está sentado sobre chamas. Ela usa vestes Bodhisattva com uma roupagem vermelha por baixo. Sua mão direita está na altura do peito e segura uma lótus aberta, que representa o Bodhichitta. Sua mão esquerda está também ao nível do peito e...

  • 19/03/2010 23:25

    07. Yakushi Nyorai

    Buda Mestre da Medicina   Em sua mão esquerda ele segura um recipiente de medicamentos enquanto sua mão direita forma o mudra que simboliza a garantia do atendimento aos pedidos. Isso representa seu mérito de ser capaz de atender aos pedidos das pessoas. Objetivo e Votos Yakushi Nyorai...

  • 19/03/2010 23:23

    06. Miroku Bosatsu

    O Bodhisattva Benevolente Há muitas formas ou imagens do Maitreya, ainda que em muitas destas imagens de Maitreya ele se apresenta segurando um stupa, na sua coroa. Ela contém uma sarira ou relíquia verdadeira de Buda Sakyamuni. Na Tradição Shingon, é ensinado que este stupa...

  • 19/03/2010 23:18

    05. Jizô Bosatsu

    O Bodhisattva que supre a Terra   Ele aparece gentil com a cabeça raspada e é descrito como um discípulo Sravaka, isto é, um monge que deixou seu lar. Na sua mão direita, Jizô segura uma vara shakujô com seis anéis e ao agitá-los ele nos desperta dos sonhos de ilusão. Em sua mão...

  • 19/03/2010 23:15

    04. Fugen Bosatsu

    Bodhisattva da Beleza Universal Em sua mão esquerda, Samantabhadra segura uma flor de lótus. O lótus representa a natureza básica da humanidade sob todas as aparências que é pura e imaculada. Às vezes é representado montado em um elefante, um dos maiores animais do mundo. Embora gentil,...

1 | 2 >>

Contato

Budismo Japonês

© 2017 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode