Ensinamento 11: O Ensinamento Exotérico (Kengyo) e o Ensinamento Esotérico (Mikkyo)

07/02/2010 16:21

O fundador da Tradição Shingon japonesa, Kobo Daishi (Kukai), dividiu o todo do Dharma de Buda em dois tipos: o Ensinamento Exotérico (Kengyo) e o Ensinamento Esotérico (Mikkyo).

De acordo com Kobo Daishi, é somente na Tradição Shingon que o Ensinamento Esotérico, enquanto todo o resto do Dharma de Buda são Ensinamentos Exotéricos.

Os Ensinamentos Exotéricos foram todos ensinados pelo Buda Nirmanakaya, o histórico Buda Shakyamuni. Estes Ensinamentos Exotéricos foram modificados de algumas maneiras quando Sakyamuni ensinou às pessoas comuns dependendo de suas habilidades de compreensão. Mais que isso, estes ensinamentos continham histórias ilustrativas para manter a atenção daqueles que lhe escutavam. Histórias que não foram absolutamente realidade. Tais ensinamentos são chamados "Ensinamentos Upaya" (hoben-gyo) ou "ensinamentos que utilizam meios expedientes" para conseguir serem compreendidos. Estas histórias foram ferramentas para elevar a consciência espiritual daqueles que lhe escutavam mas não foram os ensinamentos que conteriam a apresentação completa do nível absoluto da Verdade. Kobo Daishi comentou que o devoto demoraria longo prazo para alcançar o estado Búdico se fosse cultivar suas práticas religiosas somente na base das verdades dos Ensinamentos Exotéricos.

Os Ensinamentos Esotéricos, de outra maneira, foram pregados por Buda Dharmakaya, o Tathagata Mahavairocana. Mahavairocana entendeu os aspectos reais da existência de todas as coisas no universo e, através da experiência de iluminação que ele desenvolveu, passou a possuir - em perfeita medida - de todas as qualidades da perfeição. Ele então apresentou diretamente o conteúdo completo de sua experiência iluminadora em escrituras da Tradição Shingon. Ele não empregou nenhuma "ferramenta de ensino" ou "meios de expediente" em sua apresentação completa da Verdade. Não houve consideração sobre a capacidade espiritual ou facilidades intelectuais daqueles que lhe escutavam. Esta foi uma apresentação da Verdade sem mistura de nada além do nível absoluto da Verdade. Portanto, se o devoto cultive suas práticas religiosas com base nas orientações descritas nas escrituras do canon Shingon, ele vai atingir o estado Búdico insuperável no mais curto espaço de tempo possível. É por esta razão que os Ensinamentos Esotéricos foram considerados por Kobo Daishi como o mais elevados ensinamentos contidos no Dharma de Buda.

No fundamento de crenças religiosas verdadeiras estão os ensinamentos doutrinários e as práticas rituais para colocar estes ensinamentos em efeito no nosso dia a dia. O Budismo Shingon em particular é formado por dois pilares da doutrina e prática estabelecida por Kobo Daishi. O Budismo Shingon ensina uma profunda doutrina e as práticas corretas para o desenvolvimento humando. Portanto deve ser entendido que o Budismo Esotérico Shingon não se apresenta simplesmente como uma religião de benefícios práticos, mas também como uma religião que recomenda apropriado desenvolvimento humano através de ensinamentos corretos.

O objetivo final dos ensinamentos do Budismo Shingon é "sobressair-se em meios repletos de habilidades" conforme explicado na Sutra Mahavairocana. A maneira pela qual vivemos, a forma pela qual nos relacionamos com as pessoas, em outras palavras, nossas próprias ações na vida devem ser consideradas como de maior importância.

Esta é uma religião que tem como ideal o que se refere como "pessoalmente tornar-se um Buda" como resultado da prática correta, que é tornando-se um Buda perfeito em seu próprio corpo, o "corpo perfeito de Buda" que é mencionado no Kongocho-kyo. O ensinamento do Budismo Shingon é baseado na crença nestes dois pilares e permite que cada um de nós viva de maneira completa nossa vida que é nosso tesouro e única vida salvaguardada, como explicado anteriormente, pelos votos e poderes de proteção de muitos Budas.

Este é um site não oficial sobre Budismo Shingon. Este texto foi traduzido da página original do sithttps://www.shingon.org/teachings/ShingonMikkyo/esoteric-exoteric.html na data de 13 de setembro de 2009, para ajudar na divulgação da religião entre os povos de língua portuguesa

 

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode