13. O que é Nirvana?

21/03/2010 16:30

Algumas pessoas usam a palavra Nirvana para descrever um lugar alegre oui uma condição de extrema alegria. 

Na verdade, Nirvana não é um lugar onde você possa usufruir do êxtase físico. No Nirvana, você está livre dos sofrimentos físicos e espirituais.

Há quatro grandes sofrimentos que são difíceis de escapar:

  • nascer neste mundo físico
  • envelhecer
  • adoecer
  • morrer

O Buda histórico, Shakyamuni, ensinou estes quatro grandes sofrimentos para explicar o conceito de interdependência. O objetivo Budista é estar desperto, para que quando esteja despertado, você seja liberado dos ciclos do renascimento tornando-se assim uno com a Força de Vida. Este estado ou condição é chamado Nirvana.

Algumas pessoas consideram que Paraíso e Nirvana são a mesma coisa porém eles são diferentes. Muitas religiões acreditam que a alma de um indivíduo vai para o Paraíso depois da morte do corpo físico. O Budismo acredita que cada indivíduo tem um espírito e que tal espírito retorna à Fonte de Vida ou Fonte do Espírito para tornar-se uno com sua fonte depois de sua morte física. O Budismo não acredita em almas individuais que continuam como almas individuais sólidas.

A condição do espírito pode ser explicada utilizando dois copos com água. Imagine que ambos eu e você temos um copo com água. É claro que uma é minha água e outra é sua água. Se eu despejar minha água em uma jarra e você colocar a sua na mesma jarra, você consegue definir qual é a minha água e qual é a sua? Este exemplo simples demonstra que os copos representam nossos corpos enquanto a água representa nosso espírito ou vida. Estamos compartilhando o mesmo espírito ou Força de Vida, porém cada condição física é diferente - diferentes corpos - e, portanto, estamos vivendo diferentemente. Alguns vivem mais que outros, alguns desencarnam mais jovens.

Embora sejamos diferentes, no Nirvana, não há diferenças entre você e eu. Todos somos um com a Força Universal de Vida. Esta é a condição de Unificação que é chamada Nirvana.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode