2. O que é seu ensinamento básico?

21/03/2010 16:05

O conceito de Buda é diferente por tradição. ASsim, embora o ensinamento seja baseado no que Shakyamuni pregou o conceito do ensinamento é também diferente dependendo da tradição.

A tradição Theravada enfatiza a observância estrita dos preceitos que foram ordenados por Shakyamuni. Os preceitos são como lei escrita. Se alguém o descumpre então não será mais considerado um monge. Monge devem observar mais de 250 preceitos em sua vida diária. Por exemplo, devem pedir comida na manhã e não se alimentar mais que duas refeições por dia; não podem sentar próximos a alguém do sexo oposto; não devem manter/tocar dinheiro, etc. Ao observar estes preceitos, os monges tentam alcançar o estado de Arhat (despertar humano alcançável). Acredita-se que se leva muitas vidas para uma pessoa alcançar a iluminação, portanto, quando uma pessoa tem a chance de ser ordenada, eles praticam o ensinamento como um monge. Aqueles que não sejam capazes de tornarem-se um monge tentam acumular méritos através de ajuda ao monges.

A tradição Mahayana adotou os preceitos diferentemente para a vida diária. Os preceitos foram examinados para determinar por que Shakyamuni disse a seus discípulos portanto eles foram restabelecidos como orientações e não lei estritamente falando. Por exemplo, existe um preceito de não ter ou usar mais de três roupas (vestimento). Este preceito era inapropriado para monges vivendo em clima muito frio. E por não tocar o sexo oposto, para salvar uma garota se afogando em um rio, um monge deveria tocá-la. Outro preceito proibe monges de se associarem a qualquer atividade produtiva. Isso foi reinterpretado como uma instrução para praticar distante da vila e plantar grãos e vegetais para sobrevivência. Assim como estes exemplos, muitos preceitos foram restabelecidos como orientações. Grande ênfase foi colocada na disciplina espiritual nesta tradição. Não somente os monges, mas todas as pessoas podem praticar estes preceitos e ensinamentos em suas vidas diárias.

A tradição Vajrayana nasceu depois da tradição Mahayana e portanto, adotou os preceitos Mahayana e adicionou dois mais: manter a mente sempre disperta e fazer um voto de viver como um Buda. Esta tradição ensina as pessoas a viver como Buda em suas vidas diárias através da prática dos três mistérios do corpo, fala e mente. Todos os seres tem a natureza de Buda e cada ser vive como uma porção da vida universal. Se alguém compreende isso e concentra suas atividades como Buda, ele/ela pode alcançar a iluminação enquanto ainda viva neste plano. Monges e pessoas podem praticar este ensinamento.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode