Hoshi Matsuri - Festival das Estrelas
07/02/2010 14:24
O Grande festival Hoshi Matsuri (ou Festival das Estrelas) acontece todos os anos no dia da Nação - 11 de fevereiro às 7h30 AM - no Templo Principal da Agon Shu Sohonden em Kyoto, Japão. Este festival é realizado por mais de 30 anos e é conhecido como o evento de inverno de Kyoto.
Mais de 500 mil participantes atendem a este ritual que conta com duas enormes fogueiras representando as duas mandalas budistas esotéricas que são acesas em uma cerimônia Goma gigante.
Os seguidores escrevem seus pedidos e orações em milhões de pequenos pedaços de madeira (Gomagui) que são consagrados às chamas. As duas fogueiras são interpretadas na Agon Shu como tendo diferentes funções.
Uma fogueira é para a libertação das almas daqueles que já faleceram, para que encontrem a Luz e assim não poderiam causar obstáculos espirituais; a outra fogueira é para transformar os desejos mais profundos das pessoas em realidade.
Este ritual público espetacular reflete portanto as preocupações de Agon Shu com a remoção dos obstáculos kármicos e a realização dos desejos através do pensamento positivo.
O Festival Xinto-Budista realizado através de processo secreto
O grande líder espiritual Kiriyama Kancho conduz o Hoshi Matsuri or Festival dos Rituais do Fogo através do processo secreto dos reinos Budistas e Shintoístas desenvolvido durante seus muitos anos de treinamento. Existem dois Goma-dan ou piras sagradas de madeira sobre o sagrado solo do Templo.
Hosho Goma, que muda a sorte de alguém para melhor e traz tesouros da vida, é acesa a Shinkai-dan ou Reino Shinto e Kongokai-dan ou Reino do Diamante de uma gigante pira sagrada de madeira
Gedatsu-kuyo Goma, que venera os ancestrais para trazer boa sorte, é acesa a Bukkai-dan ou Reino Budista e Taizo-dan ou Reino do Ventre da outra gigante pira sagrada de madeira.