Ensinamento 04: Os Ensinamentos da Sutra Vajrasekhara
07/02/2010 15:52
A Sutra Vajrasekhara (Kongocho-kyo), juntamente com a Sutra Mahavairocana (Dainichi kyo) são as sutras básicas do Budismo Shingon. A fé no Budismo Shingon é propagada com estas duas grandes sutras formando as duas rodas de uma carroça.
O professor de Kobo Daishi, Mestre Hui-kuo (Keika) do Templo do Dragão Azul em Chiang-an de T'ang na China, consolidou o Budismo Esotérico baseado no Dainichi-kyo com aquele baseado no Kongocho-kyo, e Kobo Daishi recebeu o conteúdo destas duas linhas.
Assim como a Sutra Mahavairocana (Dainichi-kyo), a Sutra Vajrasekhara explica o ensinamento para tornar-se um buda neste corpo físico, que é a doutrina central do Budismo Esotérico. Seu título formal é "Sutra do Rei do Grande Ensinamento atestado na Verdade Mahayana de Todos os Budas no Pico Vajra." Conforme expressado no título, este sutra ensina o processo pelo qual as trinta e sete divindades da Mandala Vajradhatu encarnaram a verdade de tornar-se buda em seus corpos físicos.
Portanto, em contraste com a Sutra Mahavairocana, que é a sutra para o aspecto de ensinamentos dos fundamentos da doutrina, a Kongocho-kyo é considerada a sutra para o aspecto prático que ensina as práticas e processos para verdadeira tornar-se um buda.
No centro de Kongocho-kyo temos o que é chamada "A Meditação para alcançar o Corpo de Buda em Cinco Aspectos", que é o processo de práticas e um método para tornar-se um buda neste corpo físico. Também é referenciada como "Alcançando o Corpo Búdico através de Cinco Transformações", ou "Alcançando o Corpo Búdico através de Cinco Métodos."
Elas são apresentadas a seguir:
1. Entrando em contato com a mente básica.
Esta é auto-concientização que nós temos quando a mente aspira por iluminação de dentro de nossos corações.
2. Colocando em prática a mente que aspira por iluminar-se.
Isto envolve o cultivo da mente que aspira ser iluminada e assim ela torna-se gradualmente pura e expandida.
3. Alcançando a Mente Vajra
Como resultado do cultivo, a mente que aspira ser iluminada torna-se firme e forte como uma gema de diamante.
4. Alcançando o Corpo Vajra
Isso envolve a consciência sobre a natureza de Buda que está dentro da mente e do corpo, com o alcance de um corpo indestrutível e tornando-se um Bodhisattva que sempre salva os seres humanos.
5. O perfeito preenchimento do corpo Búdico
Este é o chamado Estado da Mente Vajra no qual nossas próprias mentes e corpos físicos vêm a tornar-se a mesma essência que as de Buda, e por alcançar a eterna iluminação nós concluímos o processo de tornar-se um buda neste corpo físico.
Mesmo olhando brevemente sobre as doutrinas centrais do Kongocho-kyo, podemos entender a essência geral dos ensinamentos do Budismo Shingon. A fonte da fé e os ensinamentos para desenvolvimento completo de nossas mentes e corpos assim como a vida de Buda é explicada no Knogocho-kyo. Certamente os fundamentos para a crença na vida que dá vida são encontrados aqui.