Ensinamento 09: Tornando-se um Buda nesta vida: Sokushin Jobutsu
07/02/2010 16:11
A palavra soku significa agarrar-se, aderir-se, tornar-se uno com outro objeto. Sokushin Jobutsu significa que qualquer pessoa pode tornar-se um Buda neste corpo físico presente. A característica única deste Ensinamento Shingon é que uma pessoa não se torna um Buda somente em sua mente, nem se torna um Buda depois de ter morrido. Significa que uma pessoa é capaz de alcançar a perfeição de todas as qualidades de um Buda enquanto está ainda vivendo neste corpo físico presente.
Um ensaio de Bodhicitta (Bodaishin-ron) diz
"Uma pessoa rapidamente alcançou o Grande Despertar neste próprio corpo nascido de sua mãe e pai."
De acordo com a Tradição Shingon, todas as coisas no universo em quaisquer estados - matéria física, mente ou estado mental - são feitos de alguns ou todos os seis elementos principais. Estes seis elementos primários são: terra (o princípio da solidez), água (mistura), fogo (energia), vento (movimento), espaço (o estado de estar desobstruído) e consciência (os seis modos de conhecer objetos).
Buda assim como seres humanos comuns são feitos destes seis elementos, e neste sentido ambos Buda e seres humanos são basicamente e em essência idênticos. Quando compreendemos esta verdade, então nossas ações, nossas palavras e nossas pensamentos serão submetidas a uma experiência de fé que causará que sejam corrigidas e purificará a todos envolvidos. De esta maneira, o corpo físico será capaz de alcançar o estado Búdico. E foi com esta Verdade que Kobo Daishi dividiu a condição necessária para alcançar o estado Búdico em três estágios. Estes são os três tipos de Sokushin Jobutsu:
1. Nós todos somos Budas em princípio (Rigu no Jobutsu)
Todas as criaturas receberam o grande espírito de Mahavairocana devido ao fato de terem nascido neste mundo como seres humanos. Porém, a maioria dos humanos não compreendem isso e, portanto, acreditam que são criaturas comuns, ordinárias e sem iluminação. Quando estas pessoas escutam e entendem os Ensinamentos Shingon, elas então podem conscientizar-se que na verdade elas são basicamente Budas e, com esta experiência, elas alcançam a esfera do auto despertar.
2. Nós nos tornamos Budas através de delegar poder de decisão (Kaji no Jobutsu)
Uma pessoa que agora compreende que é basicamente um Buda, um ser totalmente desperto, deve fazer algo de modo a manifestar ou praticar sua iluminação em sua vida diária.
O primeiro passo nesse caminho está em praticar os ensinamentos. O devoto agora se esforça para fazer com que suas ações, suas palavras e seus pensamentos, se tornem uno com os Três Mistérios de Buda. Na sua prática religiosa, o devoto é amparado pelo poder de Buda, por seu estado inerente de iluminação trabalhando a si mesmo para demonstrar o resultado de sua experiência: isso é percebido pelo devoto como uma força que vem sobre ele/ela a partir do exterior, vinda dos Budas, um poder que advém através dos cultivo de seus atos religiosos.
Isso é o que é chamado "delegar poder de decisão", que é o dar o poder a alguém. Neste estado, o devoto experimenta o fato de Buda e ele/ela mesmo se tornarem um só.
A manifestação do Estado Búdico (Kentoku no Jobutsu)
Quando um devoto alcançou a perfeição no cultivo de de práticas religiosas nos Três Mistérios, que purificam o corpo, a fala e sua mente, o grande espírito de Mahavairocana romperá repentina e claramente se revela ao devoto como um Buda totalmente desperto.
Neste ponto uma pessoa comum que tenha estado trabalhando e cultivando desta maneira, será vista como um Buda totalmente desperto, e tornar-se-á respeitado como um Buda por outros. Sakyamuni Buda e Kobo Daishi foram exemplos de pessoas que alcançaram essa iluminação em suas vidas e são respeitados por um grande número de pessoas.
Quando nós também alcançarmos a consciência de que possuímos estes atributos desde que nascemos, experimentaremos a natureza de Buda que é potencialmente conseguirmos nos tornarmos Buda, cujas ações, falas e pensamentos são totalmente purificados e então, somente nos resta cultivar uma vida de fé.