7. O que é o vazio?

21/03/2010 16:27

Muitas pessoas pensam que o vazio e o nada é a mesma coisa. Na visão Budista, são bem diferentes. Quando você vê o vidro com nada dentro, você naturalmente diz que se trata de um vidro vazio. Neste respeito, nada e vazio é o mesmo. Porém, pode se dizer que o vidro não tem água nele, mas está cheio de ar. Portanto nada não é a mesma coisa que vazio, certo?

Nossa mente é sempre influenciada sobre nossos cinco sentidos e nós algumas vezes somente afirmações falsas por causa deles. Temos a tendência de acreditar que uma afirmação em particular seja a verdade única.

Quando pedimos a uma criança pequena para desenhar um sol, um menino desemhou um sol amarelo e uma menina desenhou um sol vermelho. Cada criança usou uma cor diferente para desenhar o sol. Há somente um sol, mesmo que cada criança tenha colorido seu desenho da maneira como ele/ela o tenha visto. Portanto, a verdade não é uma somente. Pode ser diferente dependendo do ponto de vista, condições, tempo, etc.

O vazio é a tradução da palavra Sunya em sânscrito. O conceito do ensinamento Budista é baseado sobre Sunya. Esta palvra nos diz para esvaziar nossa mente iludida e expandir nossa visão para 360 graus ao nosso redor. Outra tradução desta palavra é Interdependência. Tudo está relacionado neste mundo e nada é isolado. Há muitas causas e condições para um copo de água evaporar. Nós estamos vivendo em um mundo de relacionamento interdependente.

Nós estamos sempre usando nossos cinco sentidos para sobreviver. Algumas pessoas praticam meditação para sentir o estado de vazio. É bem difícil alcançar o vazio na meditação porque é impossível para nós não sentirmos nada. Deveríamos praticar meditação para compreender o vazio. Se você não sentir nada, pergunte a si mesmo porque você não sente nada. Mude seu ponto de vista (sua referência) e examine sua própria mente. Você encontrará diferentes aspectos de sua mente. Este é um dos muitos métodos de meditação para compreender o vazio.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode