28. Por que tem tantos tipos de Budas?

18/09/2010 10:48

Muitas religiões tem some um Deus mas no Budismo existem muitos tipos de Budas. Comparando-se com nossa sociedade, temos algo similar, onde todos nós atuamos e servimos no mundo com nossas próprias especialidades em várias esferas de conhecimento.

É impossível encontrar uma pessoa idêntica a você no mundo. Da mesma maneira, cada Buda tem caraterísticas especiais, um voto especial e poderes de salvação. Os seguidores escolhem um Buda em particular como ponto focal ou imagem ideal para meditação baseada nestas características, votos e poderes de salvação.

Os Budas estão categorizados em quatro tipos com base em suas características. Os tipos são Tathagata, Bodhisattva, Vidyaraja e Deva.

Tathagata é a representação da verdade. O Budismo é a religião que nos ensina a encontrar o caminho do despertar espiritual. Quando você compreende a verdade e se torna uno com ela, você se torna um Tathagata. Há cinco Tathagatas nas mandalas Diamante e Matriz.  Eles representam as cinco sabedorias - Natureza do Dharma do Reino do Corpo, Grande e Perfeito Espelho, Igualdade, Percepção sem igual e Metamorfose da Realização.

Bodhisattva é uma pessoa que está praticando o ensinamento para buscar iluminação e ajudando pessoas com um coração em compaixão. É considerado que uma pessoa comum deve passar por todos os 51 (cinquenta e um) estágios para se tornar um Bodhisattva. Há muitos Bodhisattvas que já alcançaram a iluminação porém escolheram permanecer neste reino para salvar todos os seres. Avalokitesvara (Kannon), Maitreya (Miroku), Ksitigarbha (Jizo), Manjusri (Monju), Samantabhadra (Fugen), Akasagarbha (Kokuzo) são Bodhisattvas famosos reconhecidos mundialmente.

Vidyarajas têm uma aparência furiosa com chamas ao redor do corpo que significam a energia para lutas contra espíritos malignos. Esta classe de divindades são frequentemente encontradas no Budismo Esotérico. Acaranatha (Fudo), Trailokya (Gozanze), Kundali (Gundari), Yamantaka (Daiitoku), Vajraksa (Kongo Yasha) são os Grande Cinco Vidyarajas e são considerados as encarnações dos Cinco Tathagatas.

A maioria dos Devas são deuses em outras religiões, ou representações de poderes sobrenaturais. Muitas religiões existiram antes da expansão do Budismo e as pessoas tinha fortes crenças em seus deuses. O Budismo não solicitou a estas pessoas que abandonassem sua fé. Ao invés disso, o Budismo adotou estes deuses como protetores do ensinamento. Muito tempos tem adorado Devas como guardiões de Buda e seus ensinamentos. Oito tipos de Devas são famosos, são Devas, Nagas, Yaksas, Gandharvas, Asuras, Garudas, Kimnaras e Mahoragas.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode