20. O que é Mudra?

21/03/2010 16:33

Gestos com as mãos ou sinais são geralmente utilizados como grandes ferramentos para expressar o que se tem na mente para outras pessoas.Estes gestos ou sinais são chamados Mudras em sânscrito.

Quando você vê uma dança indiana, os dançarinos expressam suas emoções, sentimentos, situações, etc. através da formação de diferentes gestos com as mãos para o público.

O Budismo adotouisso como uma das três principais práticas para Corpo, Fala e Mente. Por formar Mudras, o praticante concentra a ação do Corpo para entrar em mais profunda meditação. A concentração do Corpo, Fala e Mente é muito importante especialmente para as tradições Budistas esotéricas.

Há uma história famoso sobre Mudras. Um jovem monge virou para um monge mais experiente com quem praticava Budismo esotérico e lhe perguntou o significado dos Mudras. O jovem monge perguntou ao mais experiente:
"- Por que os Mudras são importantes? Creio que cantando Sutras seja mais importante"

O monge mais experiente lhe respondeu:

"- Se você assim acredita, então não há nada a ensinar-lhe. Retorne para seu lar!"

E quando o jovem monge retornou para seu lar, escutou algum ruído de palmas (aplausos) atrás dele. Ele olhou pra trás notando que o monge mais experiente estava lhe batendo palmas e acenando pra ele. O jovem monge voltou para perguntar ao monge experiente o que ele desejava. O monge mais experiente lhe disse:

"- Não estou lhe chamando. Somente bati palmas e movi minhas mãos. Você voltou pra mim. Eu posso mover você com minhas mãos sem dizer uma palavra. Se eu concentrar minha mente com Buda e fazer Mudras, posso chamar os Budas e posso praticar ensinamentos sem recitar longos Sutras."

Cada Mudra tem um significado simbólico dos Budas e a verdade do Universo, portanto, é importante praticar os Mudras com a correta visualização e Mudras. Estes são os chamados Três mistérios do Corpo, Fala e Mente no Budismo esotérico.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode