13. Kokuzo Bosatsu

21/03/2010 00:02

Kokûzô Bodhisattva aparece com a gema (pedra) que garante a realização dos desejos (Cintâmani ou Nyoihôshu), pela qual ele espalha bençãos mundialmente para todos os seres. Sua jóia representa alegria e virtude. Em sua mão direita ele carrega uma espada afiada que representa sabedoria.

Objetivo e Votos


Kôbô Daishi foi capaz de encontrar o Budismo Esotérico em sua juventude através de orações para Kokûzô Bodhisattva, recitando seu manta um milhão de vezes e praticando a disciplina mental e física do método de Kokûzô Gumonj, o ritual Kokûzô que ele aprendeu de seu mestre Gonzô. Esta foi a razão de ele ter praticado este método no monte Tairyu na província de Awa e em Cape Muroto na província de Tosa, e decidiu deixar seu lar para tornar-se um monge.

Desde que Kokûzô é a grande sabedoria de Buda que existe por todo o Universo, ele tem a virtude de habilitar aqueles que entoam seu mantra, que formam seus mudras, que se disciplinam a si mesmos em um regime estrito e praticam este método Gumonji para obter a sabedoria de Buda e alcançar a iluminação.  Kôbô Daishi encarnou a sabedoria de Kokûzô Bodhisattva em si mesmo, tornando-se o Bodhisattva dos Três Reinos.

Juntamente com sabedoria, Kokûzô Bodhisattva garante boa fortuna.

 

Mantra


Nôbô akyasha kyarabaya on arikya mari bori sowaka (Jpn)

Namo Âkâsagarbhaya om ârya kamari mauli svâhâ (Skt)

Homenagem ao grande portador do Espaço que carrega uma flor e usa uma guirlanda e uma coroa de jóias svâhâ (português)

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.