10. Amida Nyorai

20/03/2010 23:50

10. Amida Nyorai

Buda da Vida e Luz Infinitas
Amithâba (Amida) está sentado em posição de lótus sobre uma lótus aberta. Ele usa um manto vermelho com
ambos os ombros cobertos. Ele está sentado com as duas mão sobre seu colo. As pontas de seus dedos estão se tocando e as extremidades dos seus primeiros dedos estão para cima, formando dois círculos. Sua mão direita repousa sobre a esquerda, e este mudra é conhecido como mudra Samadhi.
 

Objetivos e Votos

 
 
Amida Nyorai é amplamente conhecido pela prática de canto "Namu Amida Butsu", as seis sílabas de seu nome sagrado na tradição da Pura Terra do Budismo. Na escolas da Pura Terra (Jôdoshû) e da Pura Terra Verdadeira (Jôdoshinshû), Amida Nyorai é a divindade principal, e a paz espiritual da mente se baseia na capacidade de alcançar a salvação por confiar neste poder. Por essa doutrina, é explicado no Sutra Amida amplamente lido como "a radiação de Buda é infinita e ilumina todos os países nas dez direções totalmente sem obstruções. É por isso que ele é chamado como o Buda de Infinita Luz. A vida de Buda é infinita, sem limites e nunca termina; portanto é conhecido como o Buda da Vida Infinita. O nome Amida vem do sânscrito significando vida infinita, e por cause de que a compaixão de Amida é infinita e sem fronteiras, ele também é conhecido como Buda da Vida Infinita.
 
Amida Nyorai preside a Terra Pura do Paraíso do Oeste, mantém muitos votos especificados nos Quarenta e Oito votos de Amida e é particularmente conhecido como "A chegada e as saudações de Amida" pois ele virá com um grupo de Bodhisattvas para congratular e receber a pessoa que está por desencarnar e a levará até a Terra Pura. Este também é conhecido como o poderoso Voto Original feito com o objetivo de salvar as pessoas. O nome Amida é mencionado como as palavras de agradecimento pelo poder do Voto Original.
 
Em seu Tannishô, Shinran Shônin, o fundador da Escola da Terra Pura Verdadeira, disse "A boa pessoa será renascida; quantas vezes mais será a pessoa má". Isso explica o poder do Voto Original que pode tornar até pessoas más a serem renascidas na Terra Pura através do poder do Voto Original de Amida Nyorai. Esta idéia é conhecida como akunin shoki que significa "pessoas más tem as corretas qualificações para renascerem". Isso fala de como até o mal pode trazer bençãos nas corretas circunstâncias para encontrar o Budismo, e como extensivos são os relacionamentos em podemos ter com Buda e, portanto, sermos habilitados a renascer na Terra Pura através do poder de Buda. Assim se expressa o voto de Amida Nyorai de nunca abandonar mesmo aqueles que cometeram sérias transgressões. A característica especial de Amida Nyorai é que "Amida virá e te congratulará". Esta é a idéia de que quando ao desencarnar, Amida virá com vinte e cinco Bodhisattvas para receber e encaminhar a pessoa à Terra Pura.
 
Mantra

On amirita teizei kara un (japonês)

Om amrta-teje jara hûm 
(sânscrito)

Om nos salve na glória do Imortal hûm (português)

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode