O que é o Budismo Agon Shu?

06/02/2010 22:38

Agon Shu é uma organização Budista baseada nos Sutras Agama (Agon) que foram originariamente ensinados por Shakyamuni Buda aos seus discípulos. Assim, Agon Shu é também apresentado como o "Budismo original".

No passado, o Budismo havia sido classificado em Budismo Mahayana e Budismo Hinayama. Porém isso não foi apropriado e agora se classifica em Budismo original e Budismo Mahayana. Agon Shu encontra-se classificada em Budismo original.

Agon Shu foi estabelecida enquanto organização Budista em 1978 por Seiyu Kiriyama. Ele é o líder espiritual da organização e conhecido como Kiriyama Kancho. Kiriyama Kancho liderou uma organização Budista chamada Kannon Jikeikai por 30 anos ou mais até 1978. A Kannon Jikeikai era baseada no Sutra Kannon no Budismo Mahayana. Anos mais tarde ele fundou Agon Shu.

Você pode estar se perguntando por quê Kiriyama Kancho dissolveu a organização Budista anterior e estabeleceu Agon Shu. Ele lista três razões:

  • No passado, o Budismo Mahayana assumiu os Sutras Mahayana como ensinamentos de Shakyamuni Buda.
    Muitas seitas Budistas e organizações fundadas foram baseadas nos Sutras Mahayana. Mais que isso, a maioria do Budismo no Japão consiste de seitas ou organizações baseadas nestes Sutras.
    Kiriyama Kancho se conscientizou que isso não estava correto e que os Sutras Agon são os únicos Sutras que Shakyamuni Buda originariamente ensinou (isso tornou-se uma visão estabelecida com os estudos Budistas atuais).
    Assim, ele pensou que fundar uma seita religiosa baseada em Sutras que ninguém sabe quem os escreve (os Sutras Mahayana) e propagar esta religião seria portanto inapropriado. Ele decidiu então que precisava corrigir o contexto para o bem do verdadeiro Budismo.
  • Não foi somente o contexto se os Sutras Mahayana são os ensinamentos diretos de Shakyamuni Buda ou não. Kiriyama Kancho descobriu que os Sutras Mahayana continham um desvio.
    Como você pode saber, a religião Budista tem o objetivo de orientar seus seguidores para que treinem e pratiquem os ensinamentos de modo a libertar-se de seus innen (Innen Gedatsu) e alcançar o estado Búdico de iluminação (Jobutsu).Portanto, os Sutras deveriam incluir como treinar e praticar para alcançá-los. Porém, os Sutras Mahayana não contém nenhum destes ensinamentos.
    Os Sutras Agon, de outro lado, explicitamente ensinam como treinar e práticas de modo a alcançar Innen Gedatsu e Jobutsu. Permita-nos afirmar que os Sutras Agon são os únicos Sutras contendo tais ensinamentos. Estes ensinamentos são chamados Shichika Sanjushichidohon ou os Sete Sistemas com Trinta e Sete Práticas. Kiriyama Kancho os batizou de "Os Sete Sistemas e Trinta e Sete currículos para ser um Buda", e os apresentou ao mundo. Kiriyama Kancho é o único quem realizou tal abordagem durante o período de dois mil anos de história do Budismo.
  • Kiriyama Kancho acreditou que Shichika Sanjushichidohon ou os Sete Sistemas e Trinta e Sete currículos ensinados por Sakiamuni Buda são a base de estrutura e o eixo central do Budismo e ele treinou e praticou estes métodos para entendê-los com maestria. Conforme ele foi praticando, tornou-se mais e mais consciente que eles eram a base da estrutura do Budismo.
    Este entendimento é que o levou a fundar a Agon Shu e a propagar os puros ensinamentos de Buda.
     
    Este texto foi traduzido das páginas originais do site https://www.agon.org/us/about/b_01_01.html e https://www.agon.org/us/about/b_01_02.html na data de 16 de agosto de 2009 para ajudar na divulgação da religião entre os povos de língua portuguesa.

 

 

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode