14. Há milagres no Budismo?

21/03/2010 16:31

Há muitas histórias de milagres no mundo...milagres realizados por Jesus, Moisés, etc.

Está escrito em algumas Sutras que Shakyamuni realizou milagres para seus discípulos e seguidores. Porém ele proibiu seus discípulos de praticas ou realizar milagres. ele ensinou seus seguidores a concentrarem-se na prática do ensinamento de que a lei de causa e efeito define tudo neste mundo. Quando se estudo e pratica a fundo seu ensinamento, nós somos capazes de entender tudo o que está acontecendo sob  lei e nada é um milagre.

Compartilho agora a seguinte história verdadeira contada por um monge Budista americano que vivenciou esta situação. 
"Uma senhora de idade procurou-me para aconselhamento. Seu médico havia lhe dito que ela tinha câncer no cérebro e que, sem cirurgia ela teria cerca de seis meses de vida. Este já era seu segundo câncer e ela não gostaria de passar outra vez por um procedimento tão doloroso. 

Primeiro lhe perguntei: " O que é câncer? É algo que veio de entrou em você a partir do exterior?"

"Não" disse ela " começou em minha própria célula."

Prossegui " Se você sabe que começou em sua própria célula, você pode fazer algo sobre isso. Imagine quando você planta uma semente de flor em um vaso. Você põe no sol, aduba, coloca água, etc, e assim você vê o crescimento de uma flor. Porém, se você parar de dar água, o que acontece a sua planta?"

"Ela enfraquece e morre" respondeu a senhora.

"Está perfeito! Seu câncer é a mesma coisa. Há energias que estão sustentando o crescimento de seu câncer. Se você eliminar uma ou duas destas energias, seu câncer enfraquecerá e mudará sua forma. Sempre há uma causa e um efeito como resultado.Se você quiser mudar um resultado, a maneira mais efetiva é lidar diretamente com a causa ou efeitos." 

Assim que terminei de falar, ela me sorriu e disse "Trabalharei nisso a partir de agora."

Suas células normais ajudam uma as outras para sobreviver, porém quando uma célula normal se torna uma célula cancerosa, ela se torna muito independente e começa a atacar outras células. Esta célula cancerosa necessita de muitas energias independentes para crescer. Ela meditou sobre estas energias e tentou mudá-las em energias positivas e de compaixão. Depois de três meses, seu médico lhe disse que o câncer estava regredindo. Depois de seis meses, seu médico lhe informou que não mais encontrava nenhuma célula cancerosa em seu cérebro. Ele lhe disse - "É um milagre!" e ela lhe retornou "Doutor, não é um milagre. O Sr não sabe nada sobre a lei de causa e efeito, sabe?" Era um milagre para o médico, mas para ela era um incidente sob a lei de causa e efeito.

Assim como esta história, quando não abrimos nossos olhos para a lei de causa e efeito, nós frequentemente nos maltratamos. Quando tentamos entendê-la e praticá-la continuamente, podemos desfrutar de felicidades ao invés da miséria. Milagres ocorrem porque nós não sabemos a lei de causa e efeito. Quando a compreendermos, milagres não serão milagres mais...

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.