9. A vida humana é mais importante que outras formas de vida?

21/03/2010 16:28

Há muitas formas de vida neste mundo e muitos de nós acredita que os seres humanos são os melhores dentre todos.

Em contrapartida, os seres humanos são os únicos seres que matam uns aos outros da mesma espécie. Os seres humanos já passaram por muitas guerras no curso da história e nunca aprendeu com isso. Nós ainda vemos conflitos e guerras extensos acontecendo no mundo.

Alguns animais matam outros animais para sobrevivência, nunca por divertimento ou por ódio. Leões lutam entre si para proteger seu território e seu alimento de outros leões, porém eles sabem quando parar de lutar. Eles sabem a regra de não matar outro a não ser por sua sobrevivência.

Não matar ou causar qualquer dano a vida são os primeiros preceitos do Budismo. Alguns praticantes praticam a não violência em conjunto com estes princípios. Leões ou animais conhecem os preceitos na natureza mas será que os seres humanos realmente sabem sobre isso?

Os seres humanos são superiores a outras espécies intelectualmente. Se nós não praticarmos este simples preceito - não matar e não causar danos a vida - como podemos dizer que humanos são melhores que outros?

Explicamos anteriormente que nossos espíritos retornam à fonte de Vida quando nós passamos pela morte física. Animais, insetos, plantas e outros seres vivos possuem diferentes corpos físicos ainda que todos eles morrem fisicamente, seus espíritos também retornam à mesma fonte de Vida. Todos os seres, embora vivendo individualmente em corpos diferentes, estão compratilhando a mesma Vida juntos. É por isso que usamos o termos "seres sensíveis" para referir-se a todos os seres. O Budismo é um ensinamento para os seres sensíveis alcançar o despertar.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode