8. Pra onde vamos depois da morte?

21/03/2010 16:28

No Cristianismo, pessoas vão para o paraíso ou inferno depois da morte de acordo com o julgamento de Deus.

O conceito de vida é diferente no Budismo. Assim como explicado anteriormente, um copo de água muda sua forma para vapor ou gelo dependendo da condição, mas seu conteúdo - H2O - não muda. Quando o copo se quebra bruscamente, ele não pode mais manter a água dentro de si. Porém, a água existe em algum lugar como água, vapor ou gelo. Quando ela evapora, ela se junta à humidade do ar e dependendo das condições do tempo, retorna em forma de chuva, neve, neblina, etc.

Neste exemplo, o copo representa nosso corpo físico e água significa nosso espírito. Nosso corpo físico está em constante mudança e quando o corpo de alguém não retém mais seu espírito dentro, é chamado de morte física. O espírito retorna à sua fonte de vida assim como a água se junta à humidade do ar ou nuvens.

Imagine que tanto você quanto eu temos um copo de água. É fácil definir qual é sua água e qual é a minha. Se eu despejar minha água em uma grande jarra e voçê fizer o mesmo você pode definir qual é a minha e qual a sua? Sob a mesma luz, por termos corpos diferentes, temos vida individual, mas após a morte física, nossos espíritos retornam à fonte de vida e se combinam juntas.

Dependendo da condição, o espírito pode retornar com um corpo físico. Isso é chamado de Reencarnação no Budismo. Muitas pessoas interpretam a palavra incorretamente. A Reencarnação acontece baseada na lei da natureza. Nós não estamos aqui pra sofrer. Nós praticamos para alcançar a iluminação através de muitas experiências e aprendizados. Se alguém alcança a iluminação, a pessoa se torna una com a verdade e não mais está no ciclo da reencarnação. Este é o conceito de vida no Budismo. Nós não vamos ao Paraíso ou inferno depois da morte, mas podemos existir no paraíso ou inferno enquanto estamos vivendo.

Algumas escolas do Budismo acreditam que somos renascidos na Terra Pura depois da morte. A Terra Pura é um outro termo para a fonte da vida. Muitas pessoas têm medo da morte. De modo a facilitar para estas pessoas com medo, esta crença foi introduzida e aceita amplamente.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode