23. Quais são as Quatro Nobre Verdades?

21/03/2010 16:35

Shakyamuni Buda as ensinou para explicar a verdade sobre nossas vidas.

Não importa donde vivemos, nós experimentamos estas Quatro Nobre Verdades.

  1. Há sofrimento na vida. Se estamos vivendo estamos experimentando algum tipo de sofrimento. Nossa vida é baseada em sofrimento porque nós não compreendemos a lei de causa e efeito. Embora você possa gostar deste momento, esta alegria pode tornar-se tristeza no próximo segundo.
  2. Há causas para este sofrimento. O sofrimento não existe por si só. Há várias causas para o sofrimento. Por exemplo, se você tiver uma dor em seu estômago, há uma causa (ou várias) para esta dor. Quando você toma um medicamento, você pode não mais sentir dores, mas a causa da dor não foi embora. A dor não é vista como algo ruim no Budismo. A dor é um sinal do corpo para a mente. Nosso corpo está nos dizendo onde encontrar a causa da dor e nos pedindo para que cuidemos disso. Se não sentirmos dores, o sintoma poderia ser pior. Muitas pessoas tomam medicamentos sem descobrir a causa da dor. Este é um bom tratamento? Sempre há causas, efeitos e resultados. Se você quiser mudar o resultado, encontre a causa ou efeitos. Então é mais fácil lidar com o assunto. Através do sofrimento, nós somos capazes de aprender uma boa lição na vida. Se você aprender a lição do sofrimento, você poderá não mais sofrer pois já aprendeu a como lidar com isso.
  3. Há um estado final de não sofrimento. A maioria das pessoas experimenta o sofrimento. Se alguém percebe a razão ou causa e efeito então consegue tratar-se de melhor maneira, ele/ela pode então não mais sofrer. Nós somos capazes de viver em um mundo sem sofrimento. Desde que estamos no ciclo de nascimento e morte, nós enfrentamos algum tipo de sofrimento. Quando praticamos o ensinamento e nos libertamos de apegos, nós podemos nos tornar unos com esta Verdade Universal e não mais continuar no ciclo de vida e morte. Este estado final de não sofrimento é chamado Nirvana.
  4. Há caminhos para libertar-se do sofrimento. Embora você saiba que existe um estado de ser chamado Nirvana, se você não conhecer como chegar lá você continua com grandes chances de continuar no ciclo de vida e morte. Se Nirvana é nossa meta na vida, há muitos caminhos para alcança-lo. Os diferentes caminhos representam as diferentes escolos e diferentes práticas do Budismo. Cada escola enfatiza suas práticas únicas para alcançar esta meta. Porém, todas as escolas estão ligadas a um objetivo. Algumas práticas são difíceis e outras mais fáceis. Você pode escolher uma das muitas práticas assim como meditação, cantar sutras, realizar rituais, fazer peregrinações, etc. O mais importante é escolher o caminho que melhor se ajuste a você.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode