19. O que são Sutra, Dharani e Mantra?

21/03/2010 16:33

Shakyamuni e seus primeiros discípulos nunca registraram seus ensinamentos por escrito. Suas palavras eram memorizadas assim como ele as ensinou.

Depois que Shakyamuni desencarnou, seus discípulos se reuniram e registraram suas palavras, colocando-as em sequência, memorizando-as e perpetuando-as para as próximas gerações. Poucos séculos depois, estes trabalhos foram finalmente escritos em blocos de madeira. O texto mais antigo conhecido é Pali Cannon.

As escrituras são categorizadas em três tipos por seu tamanho e conteúdo. As escrituras mais longas são chamadas Sutras e foram originalmente escritas em sânscrito ou Pali e depois traduzidas para chinês, coreano, japonês, tibetano e outros idiomas. A palavra Sutra originalmente significava pergaminho. Pergaminho é a fundação para o tecido, e escrituras são a fundação dos ensinamentos de Buda, portanto, a palavra Sutra foi adotada como escrituras no Budismo.

Dharani e Mantra são formas medianas e curtas de escrituras e na maioria das vezes são usadas para meditação e práticas rituais. São consideradas trechos do ensinamento. Cada caracter tem um significado mais profundo em sânscrito, portanto, Dharani e Mantra são consideradas as palavras sagradas de Buda. Muitas Sutras foram traduzidas em outros idiomas, mas muitos Dharanis e Mantras não são traduzidos para outros idiomas. Até hoje são recitados em sânscrito em muitas tradições Budistas.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode