Ensinamento 10: A Terra de Buda Adornada Esotericamente (Mitsugon Kokudo)

07/02/2010 16:16

Se uma pessoa se esforça para expandir sua consciência religiosa até um estágio onde suas ações, palavras e pensamentos são vistos como alguém com um corpo, fala e mente de Buda, então ele/ela já se tornou um Buda. A sociedade na qual tal devoto vive agora torna-se um Terra Pura. Ele/Ela vive na Terra Pura em seu mundo.

A Terra Pura em que ele/ela não precisa morrer para conhecê-la. A Terra Pura aqui e agora e não limitada a ser em estado futuro. A Terra Pura é a terra onde um Buda vive, e na Tradição Shingon, esta Terra Pura, agora habitada pelo devoto(a) Shingon totalmente consciente, é a Terra de Buda Adornada Esotericamente (Mitsugon Kokudo).

A palavra Mitsugon significa que esta Terra Pura é decorada ou adornada com os Três Mistérios. Tal como a Terra Pura é brilhante claramente, e nesta Terra não há crimes, sem brigas, e nenhum comportamento falso ou artificial. Não há raiva, ódio, inveja ou sofrimento. É um mundo que é repleto de paz e felicidade. Se todos os seres neste mundo se tornassem Buda, então tal Terra Pura apareceria ante os olhos de todos. Portanto, de modo a ajudar a criar tal modelo de sociedade ideal, devemos trabalhar para que outras pessoas se conscientizem de seu estado Búdico inato ao mesmo tempo, enquanto nós mesmos nos esforçamos para nos tornarmos Buda.

Em termos de como nós deveríamos expressar isso nos dias atuais, nós podemos falar sobre o desenvolvimento humano e a verdadeira formação do estado Búdico, ou desenvolvimento da personalidade e a atualização da natureza de Buda que já está dentro de nós enquanto vivemos no mundo real.

Após praticar disciplinas religiosas por seis anos, Shakyamuni alcançou a ilumunação sob a árvore Bodhi em Buddhagaya na idade de 35 anos e foi honrado como Buda, o desperto. Kobo Daishi, tendo se iniciado em práticas religiosas em sua juventude por dez anos, cruzou o oceano para T'ang China, onde recebeu seus ensinamentos esotéricos do Mestre Hui-Kuo, o Sétimo Patriarca do Budismo Esotérico Shingon, e lhe foi garantido o nome honorário de Henjo Kongo, Universalmente Resplandecente e Diamantado. Ele tinha 32 anos quando alcançou o estágio de tornar-se um Buda.

Shakyamuni e Kobo Daishi alcançaram a iluminação enquanto vivendo suas vidas ao máximo dentro do centro dos afazeres humanos. Deste modo, o ensinamento original do Budismo é que se conscientizando verdadeiramente uma grande compaixão e a sabedoria verdadeira de Buda dentro de uma vida humana ativa e vibrante. Isso envolve tornar-se Buda neste corpo físico praticando o modo de viver de Buda enquanto nós permanecemos ativos em nossas próprias vidas. Ele nos dá um explicação poderosa sobre desenvolver-se como um Buda neste mundo físico. A razão pela qual Kobo Daishi escreveu "O Significado de Tornar-se Buda neste corpo" é porque o Budismo Shingon assume como sua doutrina básica a idéia de tornar-se Buda neste corpo.

Neste seu trabalho, Kobo Daishi diz:
"Os seis elementos simbólicos se interpenetram sem obstrução e estão em eterna união.
Eles não estão separados de nenhuma das Quatro Mandalas.
Através da prática dos três segredos de delegação de autoridade, eles se manifestam imediatamente.
A teia universal é o que chamamos de nosso corpo.
Todas as coisas são naturalmente dotadas da sabedoria Bodhisattva transcendendo a mente essencial, as mentes subsidiárias (aspectos limitados da mente) e os objetos dos sentidos.
Cada uma das Cinco Sabedorias é dotada de sabedoria ilimitada.
Desde que este é o poder do espelho perfeito, esta é a sabedoria verdadeiramente iluminada."

Isso significa que cada uma de nossas vidas individuais estão em uma relação não dual de ser uno com a vida expansiva de Buda, que é chamada de Seis Grandes Elementos; com as atividades e formas de Buda, que é chamado de Quatro Mandalas; e com o corpo, fala e mente de Buda, que são chamados de os Três Mistérios.
Kobo Daishi ensinou em seu caminho para tornar-se Buda, dizendo:
"Por formar mudras com suas mãos, recitando mantras com sua boca, e permanecendo em profunda meditação com a mente, você receberá a graça de erar em harmonia com o corpo, boca e mente de Buda, e alcançará rapidamente a iluminação e tornar-se-á Buda".

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode