Ensinamento 05: Os Ensinamentos dos Seis Grande Elementos

07/02/2010 15:54

Através do Budismo Shingon a pessoa conhece a grande força vital de Buda que existe no universo inteiro, se conscientiza sobre ela na meditação e será percebido por ser a mesma essência que a de nós mesmos. E além do mais tem doutrinas que ensinam práticas para alcançar a iluminação. Kobo Daishi, de modo a explicar a força vital de Buda de modo que fosse fácil para todos nós entendermos,  descreveu sobre a expressão da Natureza de Buda através de Seis Grandes Elementos (Rokudai).
 
A formação do mundo de acordo com o Budismo é através do processo de originação causal. Esta é a visão Budista do mundo pela qual tudo no mundo vem a ser e continua a viver neste mundo por causa da grande força vital que é invisível aos olhos. Esta força vital toma muitas diferente formas e se manifesta como a vida individual de cada coisa.
 
A doutrina básica do Budismo Esotérico Shingon estabelecida por Kobo Daishi é chamada "A Originação Causal das Coisas através dos Seis Grandes Elementos." É uma visão sobre ambos - mundo e seres humanos - e nos ensina sobre a real natureza e formação do mundo.
 
A originação causal do mundo através dos Seis Grandes Elementos afirma que os seres humanos juntamente com todas as coisas passaram a existir pois possuem as seis características e funções da terra, água, fogo, vento, espaço e consciência. Isso não é simplesmente a junção de símbolos físicos, mas no sentido de que cada elemento de terra, água, vento, espaço e consciência tem a atividade da grande força vital e são expressos como Seis Grande Elementos. Nós podemos claramente entender isso por falar sobre a vida da terra, a vida da água, a vida do fogo, a vida do vento, a vida do espaço e a vida da mente.
 
Em seu trabalho, "O Significado de Tornar-se um Buda Neste Corpo", Kobo Daishi diz
"Os Seis Grande Elementos se interpenetram sem obstrução e estão em união eterna."
Ele nos ensina que a força vital universal, que é composta dos Seis Grandes Elementos, forma a base de todas as coisas que tem vida como nós e que nós estamos em estado da harmonia por termos a mesma essência que aquela presente na vida de Buda.
 
O grande elemento que é a terra se refere a como o planeta Terra é a Mãe da vida na terra. O grande elemento água é a água da vida que dá a mistura de todas as coisas e nutre o poder da vida. O grande elemento fogo é a energia que é possuída pelo fogo e é o trabalho da vida que dá calor e vitalidade para os seres viventes. O grande elemento vento é melhor conhecido como o respiro do universo inteiro e está em constante movimento. Cada respiração que tomamos é vida em si. O grande elemento espaço é a vasta e eterna vida do universos que envolve todas as coisas. O grande elemento consciência é a vida do espírito que está em todas as coisas e é a expressão e funcionamento da sabedoria.
 

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode