Ensinamento 13: Orações para seu Poder

07/02/2010 16:27

Entre os grupos Budistas, o Jodo Shinshu não pratica orações de poder ou as ensina para poder beneficiar o mundo, mas todos os outros grupos Budistas se engajam em orações a Buda pedindo por benefícios práticos neste mundo. É natural para as pessoas queiram ser abençoadas com boa saúde ou uma vida econômica boa para que assim possam viver bem. Neste vida em que nós falamos como um período em que todas as coisas mudam, nós seres humanos, que não temos nenhuma idéia do que poderia acontecer em seguida, todos queremos escapar de calamidades em segurança, e que assim rezamos por nós mesmos e por outros, pedindo a proteção dos Budas. É necessário dizer que esta mente de oração é muito nobre neste mundo.

A natureza fundamental da vida e existência humana, independente de ser indivíduo ou sociedade, se baseia no que poderíamos chamar de ideal do que queremos na vida, a busca da felicidade e o desejo de estilo de vida humano.

O Budismo Shingon é conhecido como a organização principal entre os grupos Budistas para as orações de pedidos e benefícios práticos. Isso é porque afirma que é ponto fundamental que este corpo assim como é deveria ser saudável, e que deveria haver poderes (Kaji) para benefícios tanto material quanto espiritual. Tudo isso como curso natural das coisas, e nós não temos nenhum problema em dizer que aqueles que pensam que as orações para Poder (Kaji) e benefícios práticos são supersticiosos e que são pessoas que não conhecem as condições verdadeiras da vida. A razão para isso é que nossa religião da verdade pede que este corpo se torne um Buda e busque conhecer que neste mundo terreno é nada mais que a quintescência da irradiação da terra pura.

Ao final da "A chave secreta da Sutra Principal", ele escreveu

"Manjusri e Prajna podem dissolver a confusão, banhar com um doce néctar aqueles que se perderam no caminho, eliminar a ignorância e destruir grande número de demônios. É o ano 818 e uma grande epidemia está varrendo o país. O Imperador pessoalmente copiou o Sutra Principal com um pincel embebido em tinta de ouro. Seguindo o padrão de outros comentários, eu compus um trabalho sobre os principais pontos deste Sutra, e mesmo antes que eu pronunciasse as palavras que terminariam esta tarefa, as pessoas que se recuperaram de suas doenças estavam seguindo seus caminhos de vida. A noite tornou-se em brilhante luz do dia."

Portanto ele escreveu sobre a epidemia da lavra de 818 de repente recuperando-se através do poder da Sutra Principal. Não importa o quanto a ciência possa estar avançada, este continua a ser um mundo no qual nós não podemos terminar com as calamidades somente através de poder humano. O poder das bençãos e vida eterna de Buda são necessárias, assim como um poder acumulado através de nossos próprios méritos. Quando estes três poderes se juntam e formam uma entidade, as bençãos de Buda tornam-se realidade.

Em sua obra "Alcançando o Estado Búdico neste Corpo", Kobo Daishi escreveu

"...O Poder (Kaji) expressa a unidade da grande compaixão de Buda e a fé dos seres vivos. A outorga deste poder (Kaji) é como a luz de Sol da radiação de Buda brilhando sobre a água (a força vital) das mentes dos seres vivos, e recebendo o poder (Kaji) é a água (a força vital) da mente do praticante sentindo a luz do Sol de Buda..."

Temos de dizer aqui que as orações por poder (Kaji) e benefícios ao mundo não podem ser obtidos sem a prática dos Três Mistérios do corpo, fala e mente.

 

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode