Ensinamento 12: Salvação e Iluminação

07/02/2010 16:25

O Budismo Shingon, que foi fundade por Kobo Daishi, oferece a salvação e iluminação aos seres humanos que iriam, caso contrário serem envolvidos no ciclo de nascimento e morte. Uma vez que uma pessoa é capaz de entrar através do portal desta religião, ele/ela será capaz de receber a salvação e orientação de muitos Budas e Bodhisattvas. É uma religião em que esta pessoa tornar-se-á afortunada o bastante de modo a ser capaz de recitar os mantras que são as próprias palavras de Buda.

Não importando a que parte de um ensinamento Shingon você escolha e estude, ele o colocará na arena de profunda iluminação de Buda e também colaborará para o despertar de sua compreensão sobre a vida humana. Kobo Daishi introduziu o Budismo Shingon e empaticamente explicou dois pontos e suas principais características:

  1. O alcance da iluminação neste corpo atual;

  2. O momento presente que claramente ensina o conteúdo da iluminação.

Através de suas escrituras, ele explicou estes dois aspectos, por exemplo, o Ensinamento das Três Frases do Sutra Mahavairocana que nós mencionamos antes, ou o processo de mover-se em direção a iluminação que é explicado no "Comentário sobre a Sutra Mahavairocana" como as Cinco Transições consistindo de (1) A vontade de alcançar a iluminação, (2) Prática, (3) Iluminação, (4) Nirvana, (5) Meios de habilidades repletas; ou "Meditação de Alcançar o Corpo de Buda em Cinco Aspectos", em que Kongocho-kyo esclarece a linha de pensamento para tornar-se Buda assim como o conteúdo para viver como Buda.

Em várias escrituras de Kobo Daishi, tal como em "O Significado de Tornar-se Buda neste Corpo", "Os 10 Estágios no Desenvolvimento da Mente" e "O Significado dos Preceitos Secretos Sammaya de Buda", a iluminação e a salvação de Buda são similarmente explicados.

Juntamente com os votos e práticas de todos os Budas e Bodhisattvas, Kobo Daishi e seu voto revela a nós a profundidade da iluminação e a verdadeira evidência para tornar-se Buda no caminho ao Estado Búdico que ele próprio percorreu. É uma benção do Budismo Shingon tornar possível entrar em contato direto com as práticas que nos levam a salvação. É precisamente a salvação e iluminação de Kobo Daishi e de muitos Budas nas Mandalas que são direcionadas a nós quando eles estendem sua mão de salvação a nós.

 

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode