Ensinamento 07: A Prática dos Três Mistérios

07/02/2010 15:59

As atividades simbólicas do Corpo, Fala e Mente (os Três Mistérios ou Três Segredos) estão presentes em todos os lugares do universo. Fenômenos naturais tais como as montanhas e oceanos e até humanos expressam a verdade descritas nos sutras. O universos em si os incorpora e não pode ser separado dos ensinamentos.

Em seu trabalho "Alcançando o Estado Búdico neste Corpo", Kobo Daishi diz:
"Formem mudras com suas mãos,
Recitem mantras com suas bocas,
E habitem em meditação com sua mente."
Estes segredos permitem que você experimente a natureza de Buda que existe dentro de si e também do amplo Universo.

O Mistério do Corpo: Mudra Esotérico

Gestos com as mãos chamados mudras expressam a forma da atividade secreta do corpo. Estes mudras simbolicamente identificam o praticante com o universo. As funções do corpo humano são como símbolos do amplo Universo. Em seu "Discurso ou Visualizacão sobre a Verdade por Recitação Plena da Mente", Kobo Daishi escreveu:

" Se os Budas estão no Reino Dharma,
Eles existem em meu corpo,
Se eu mesmo também estou no Reino Dharma,
Então existo entre Budas."

O Mistério da Fala: Recitação do Mantra Esotérico

A prática dos três segredos da dala expressa a atividade secreta da fala através de mantras e dharanî. Mantras e Dharanis são fórmulas de invocacão. Kobo Daishi estreveu em "O Verdadeiro Significado da Expressão Silábica":

"Quando recitando sílaba com claro entendimento, alguém manifesta a verdade. E do que é chamado "A verdade da voz silábica"? São os três segredos em que todas as coisas e Buda são iguais. Esta é a essência original de todos os seres. Por esta razão, o ensinamento de Dainichi Nyorai sobre o verdadeiro significado da Expressão simbólica ira iniciar o despertar depois de tanto tempo dormindo.

O Budismo Shingon descreve mantras em termos de som, do Sânscrito escrito e o significado simbólico.

O Mistério da Mente: Visualização interna

A atividade secreta da mente é expressada na visualização interna dos Budas e outras divindades, símbolos mântricos e outras formas simbólicas. A atividade da mente permeia através de todos os seres e todos os fenômenos.

Kobo Daishi escreveu sobre isso em "O Significado da Sílaba Hum" (Ohm):

"Os três segredos do Corpo Dharma não estão limitados nem mesmo nas mais finas partículas, e não são dissipados nem mesmo se preenchermos todos o espaço. Eles penetram pedras, plantas e árvores sem discriminação. Eles penetram seres humanos, deuses, demônios e animais sem escolher. Eles se extendem por todos os lugares. Não existe nada que eles não possam penetrar."

O objetivo da meditação exotérica é o estado de neutralidade, em que o corpo e a mente se encontram ambos em não-atividade. O Budismo Shingon vê aí o fundamento que move uma presença de percepção e afirmação do ser e todos os fenômenos, em nível esotérico.

Este é um site não oficial sobre Budismo Shingon. Este texto foi traduzido da página original do sithttps://www.shingon.org/teachings/ShingonMikkyo/sanmitsu.html na data de 5 de setembro de 2009, para ajudar na divulgação da religião entre os povos de língua portuguesa.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode