6. Qual é o significado de início sem começo e final sem fim?

21/03/2010 16:27

Assim como mencionado anteriormente, tudo neste mundo está em mudança, incluindo o tempo. Há o passado, o presente e o futuro no eixo do tempo. Nós estamos vivendo neste tempo presente do mundo. Sabemos que houve um passado e que haverá um futuro. O tempo não para, mesmo se um grande rei falece. O tempo sempre passa. Portanto é compreensível que o tempo é infinito em direção ao futuro. Não haverá um fim dos tempos, significando que tempo não tem fim.

O mesmo pode ser dito sobre o passado. O tempo é infinito para o passado, significando que o tempo não tem um começo. Se o tempo tivesse começado no momento da criação, qual é a causa do momento que foi iniciado? Como a criação aconteceu sem um momento de tempo?

Ninguém sabe quando o mundo começou. Nós sabemos que estamos vivendo este momento neste mundo assim como estamos aqui. Não é importante no Budismo perguntar questões do tipo "Quando este mundo começou? ou "Quando este mundo terá decadência?" porém sim perguntar sobre como nós deveriamos viver este momento, e como nós alcançamos o estado Búdico? Estas são as questões importantes na vida. Portanto, no Budismo dizemos que temos o início sem começo e o final sem fim.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2017 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode