3. Que tipo de mérito eu posso obter através da Iluminação?

21/03/2010 16:23

Se alguém alcançar a iluminação, ele/ela é liberado do renascimento.

Do ponto de vista Budista, nossos espíritos estão continuamente rencarnando nos 6 reinos. Estes reinos são: inferno, seres famintos, animal, demônios violentos, humano e devas (deuses). Nossa mente está sempre viajando entre estes reinos. Por exemplo, quando você está com forme, sua maior preocupação é como conseguir comida. Você está vivendo com seu forte instindo de sobrevivência assim como animais fazem. Quando você está discutindo/argumentando com outra pessoa, sua ação é baseada em sua emoção e não em sua compaixão. Você está no reino dos demônios violentos. É difícil manter o espírito de caridade especialmente em circunstâncias quando seus esforços de compaixão não são reconhecidos tal como quando você ajuda uma pessoa que tenha caído na rua e ela não lhe agradece.

Nós não aceitamos quando as coisas não acontecem de acordo com nossa vontade porque temos forte apego ao assunto que acreditamos ser importante. Nós chamamos isto de Sofrimento, e enquanto vivemos como pessoas normais, nossos espíritos estão sempre em um destes 6 reinos. Quando alcançamos a iluminação, nosso espírito é libertado deste ciclo e nós não temos que sofrer mais. Este estado da mente é chamado Nirvana.

Alcançar o estado Arhat é o objetivo humano na tradição Theravada e somente um Arhat pode praticar o procedimento de liberação para o Nirvana.

Algumas escolas da tradição Mahayana acreditam que as pessoas irão renascer na Terra Pura e terão alegria eterna com a assistência de Buda Amitabha ou com o poder do Sutra Lotus.

A tradição Vajrayana acredita que alguem iluminado se torna uno com a força universal de vida. O objetivo parece diferente, mas na verdade trata-se do mesmo objetivo porém com um ponto de vista diferente.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode