26. Quais são os Oito Caminhos Nobres?

21/03/2010 16:36

Os Oito Caminhos Nobres foram ensinados por Shakyamuni para conseguirmos nos iluminar. Estamos frequentemente vivendo com uma mente egocêntrica e criando sofrimentos devido a pensamentos discriminatórios e apegos. Através da observação dos Oito Caminhos Nobres somos capazes de superar nossos sofrimentos e podemos alcançar a iluminação. Os Oito Caminhos são os seguintes:

  • Visão Apropriada

Mesmo quando olhamos para um mesmo objeto, cada um pode vê-lo diferentemente. Se houverem cem pessoas em uma sala, poderemos  ter cem diferente opiniões. O ponto de vista é diferente para cada pessoa. Porém, quando você acredita que o que viu é o correto, você pode negar os demais pontos de vista. Então um conflito pode acontecer. Não existe o ponto de vista correto absoluto neste mundo. Quando entendemos os pontos de vistas dos demais, temos uma oportunidade de resolver qualquer problema. As Visões Apropriadas são portanto para entender não some seu ponto de vista mas também os pontos de vistas dos outros.

  • Aspiração Apropriada

Enquanto você utilizar sua mente centrada em si mesma ou mente egoísta, há uma chance bem grande de que você sofrerá. Você deveria transformar esta mente direcionada em uma mente universal. Se todos pensarem somente em si mesmo e não nos outros, este mundo se torna um lugar muito difícil para se viver. Ganhar dinheiro somente para mim mesmo não é má idéia, mas se expando minha mente para minha contribuição para o mundo, este mundo torna-se muito, muito melhor lugar e muitas pessoas podem desfrutar e podemo receber benefícios de minha mente universal. A Aspiração Apropriada é a mente universal que cada um deveria praticar para a paz interior em direção a paz mundial.

  • Preenchimento Apropriado da Mente

Quando você fica bravo, é difícil pra você manter a paz interior. Todas pessoas tem emoções e paixões. Quando você perde o equilíbrio delas você também perde o controle sobre sua mente. A mente está sempre mundando dependendo de condições. Se mover sua mente de condições excessivas ou sentimentos explosivos, você desfrutará de um estado pacífico de mente. Quando alguém diz algo mal sobre você, não se aborreça. Ao invés disso, primeiro considere o por que alguém diria isso. Se você entender a razão e a situação bem, você pode resolver o problema sem aborrecer-se. O Preenchimento Apropriado da Mente pode ser desfrutado todo o tempo quando você sentir todas as coisas através de um ponto de vista de terceiros ao invés seu próprio ponto de vista.

  • Meditação Apropriada

Meditação é a prática para acalmar sua mente e levar sua mente para um estado de paz. Praticando a meditação, você pode transformar sua energia egocêntrica em energia universal. Quando você odeia alguma pessoa em particular, seu acúmulo de energia negativa se torna causa de karma e pode influenciar seu futuro. Se você acalmar sua mente e examiná-la do por quê de você odiar aquela pessoa e de como você pode transformar o ódio em uma causa positiva, você pode na verdade limpar-se desta energia negativa. A Meditação Apropriada serve para que você encontre sua Natureza Búdica dentro de sua mente.

  • Fala Apropriada

Nos comunicamos frequentente uns com os outros através de palavras. Dependendo de como falamos com os outros, podemos criar um bom relacionament ou nos colocarmos em condições difíceis. Podemos dizer qual o tipo de atividades mentais uma pessoa tem ao escutar as palavras dela. Quando você está nervoso e braco, suas palavras tem um tom especial e energia de raiva, portanto, outras pessoas sabem que você está nervoso. A Fala Apropriada é uma fala ideal não somente para você mas também é gentil e suave com as outras pessoas. Não é baseada em suas emoções mas sim em sua própria Natureza Búdica.

  • Conduta Apropriada

Conduta é uma ação física. A maioria das pessoas geralmente recebem bem as ações suaves e gentis. Se sua ação é baseada em ódio, ganância ou ignorância, você tem uma boa chance de dar aos outros um tempo difícil. E porque suas ações criam seu karma, é melhor transformar sua ação egocêntrica em ações de compaixão. A Conduta Apropriada é uma ação baseada na compaixão e em sua Natureza Búdica.

  • Sustento Apropriada

O sustento é o padrão de vida. Nos comportamentos diferentemente dependendo do padrão. O padrão também é diferente dependendo do país, cultura, sexo, carreira, etc. Se o padrão criado é baseado em sobrevivência, as pessoas naturalmente têm um espírito de luta. Se você construir condições de vida pacíficas e tentar viver pacificamente, a paz torna-se natural ou um hábito e você tem uma boa chance de criar harmonia para com outras pessoas. De acordo com nosso sustento, podemos criar um inferno ou um paraíso na Terra. Devemos praticas paz e compaixão em nosso cotidiano de modo a viver em paz.

  • Esforço Apropriado

Enquanto realizando um esforço, é difícil entender que seu desejo se torna realizada. Se você desistir na metade da jornada, você pode arruinar tudo o que você construiu. Quando você define um objetivo para sua mente, é importante fazer um plano de como alcançar este objetivo, assim como uma boa razão de o porque você precisa realizar este plano. De outra maneira, seu esforço pode facilmente ter sido em vão.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode