24. Por que no Budismo se adoram estátuas?

21/03/2010 16:35

Muitas pessoas acreditam que Budistas idolatram estátuas e desenhos. É um grande engano!

Nós não os idolatramos de maneira alguma. Utilizamos estátuas e desenhos como símbolos da verdade assim como os Cristãos utilizam a cruz como o símbolo de fé. Vivemos no planeta Terra, mas não somos capazes de ver o planeta inteiro de uma vez. Para entender onde vivemos, utillzamos um globo, um mapa, fotos, desenhos, etc. Estes items não são o planeta Terra em realidade, mas utilizando destes recursos para expandir nossa compreensão, somos capazes de entender a verdade de maneira mais eficiente. Da mesma maneira, utilizamos estátuas, desenhos, Mandalas, símbolos, etc. para entender a verdade ou lei de causa e efeito.

Assim como esclarecido anteriormente, há três formas de Buda: a forma de Vida Universal, a forma de Manifestação e a forma Histórica. Embora seja difícil de entender a verdade destas três formas, utilizando-as supra racionalmente, podemos experienciá-las

Algumas pessoas pode se perguntar por que utilizamos mais símbolos do que palavras. O Budismo ensina como despertar para a verdade pela simples observação. É impossível explicar totalmente o planeta Terra com palavras. É mais fácil e rápido entender o planeta através de olhá-lo em um globo ao invés de escutar a uma descrição verbal.

A observação é uma prática muito importante e é chave para a compreensão da verdade nos estudos tecnológicos e científicos. Você deveria utilizar seus cinco sentidos para observar a verdade e contemplá-la até que a compreenda. Os símbolos são fatores muito úteis neste processo.

Frequentemente me perguntam por que nos curvamos ou nos postamos em frente aos símbolos. As reverências são práticas comuns nos países asiáticos para demonstrar consideração ou respeito ao outro. Nós estamos vivendo como parte da Vida Universal e somos capazes de praticar o ensinamento. Mostramos nossa consideração ou humildade por reverenciar antes de realizar uma prática. Imagine que seus amigos lhes agradeçam com uma atitude arrogante. Você realmente sente um senso de gratdão por ele? Nós deveríamos ser humildes antes de praticar o ensinamento. Mostrar consideração é o começo da prática no Budismo.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode