22. Por que existem muitas escolas/tradições no Budismo?

21/03/2010 16:34

Existem muitas escolas no Budismo porque o modo como as pessoas praticam o ensinamento difere de escola para escola.

Shakyamuni explicou seus ensinamentos diferentemente para os seguidores com base nas suas habilidades e nível de entendimento. Para alguns discípulos ele enfatizou a prática da meditação enquanto ele ensinou a outros discípulos a memorizar frases do ensinamento. Alguns monastérios foram estabelecidos para praticas disciplinas específicas e os seguidores foram a tais monastéiros para desenvolver certas habilidades.

Estas escolas podem ser categorizadas em três principais tradições - Theravada, Mahayana e Vajrayana.

O Budismo Theravada é o Budismo mais tradicional. É praticado exatamente como dito por Shakyamuni Buda. A observação aos preceitos é a prática mais importante nesta tradição.

No Budismo Mahayana, o caminho se abriu para o público em geral. Observar os preceitos originais é algo muito difícil de se fazer para pessoas comuns, portanto, o Budismo Mahayana reestabeleceu tais preceitos de modo que as pessoas pudessem praticar em casa.

O Budismo Vajrayana enfatiza o despertar neste corpor físico e vive como um Buda nesta mesma vida assim como Shakyamuni fez. A concentração do corpo, mente e espírito são praticadas nesta tradição.

Embora as escolas sejam diferentes, todas elas são baseadas no ensinamento de compaixão. Elas não discriminam-se. Os caminhos são diferentes, mas todos vão em busca do objetivo de iluminação.

Há uma história conhecida sobre como encontrar o caminho correto pra você.

Era uma vez um discípulo muito sério que praticou o ensinamento com bastante esforço por dias e noites sem descansar. Shakyamuni lhe perguntou como alguém afina uma harpa antes de ser tocada. O discípulo assim lhe disse "Aperta-se as cordas".

Shakyamuni então pergunta "Se você esticar as cordas exageradamente, o que acontecerá?"

"Não criará um bom som" replicou o discípulo.

Shakyamuni completa lhe dizendo "Pratique o ensinamento da mesma maneira. Se você manter muita tensão noite e dia, sua mente se cansa. Você deveria escolher o caminho do meio."

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode