18. O que é Mandala?

21/03/2010 16:32

Uma Mandala é uma representação simbólica do Universos e é desenhada em um altar de areia ou pergaminho. Mandala é uma palavra em sânscrito e seu significado original é um objeto que tem uma essência de verdade.

Os ensinamentos Budistas são escritos em Sutras mas palavras soznhas não podem descrever completamente a essência da verdade. Manda é uma forma visual de Dharma e é utiliza em rituais, meditações e cerimônias.

Estamos vivendo em um Universos mas não somos capazes de ver a completa imagem dele. A Verdade Universal pode ser dividida em duas formas de Mandalas.

A Mandala Vajradhatu (reino Diamente) representa a sabedoria do Universos. Ela pode ser descrita como a lei de causa e efeito em outras palavras.

A Mandala Garbhakosa (Matriz) significa o princípio do Universo e pode ser descrita como a existência. Há muitas existências no mundo e elas podem mudar suas condições devido a lei de causa e efeito. Estas duas caraterísticas são inseparáveis mas se tornam mais compreensíveis quando você divide em duas categorias.

Esta Mandala pode ser descrita como um conjunto de estátuas, um complexo templo assim como qualquer representação tridimensional. Elas podem ser vistas em muitos lugares como o Templo Toji e o Monastério Koyasan no Japão e Borabadur em Java. Na tradição indiana, um altar circular era formada para tornar-se o local para invocação do espírito da divindade ou divindades durante um ritual religioso. A tradição se espalhou por vários países.

Há quatro tipos de Mandalas conforme explicado por Kobo Daishi.

(1) A Mandala Maha (Grande Mandala) - A Grande Mandala expressou o Universo inteiro no qual, olhando amplamente, os seres humanos e todos os seres vivos mantém harmonia e independência um com o outro. Isso incluí todas as outras Mandalas.

(2) A Mandala Samaya (Mandala Simbólica) - Samaya é a palavra em sânscrito que significa Voto. Os Budas expressam seus respectivos Votos através de suas mãos formando mudras, ou segurando flores de lótus, espadas ou outros símbolos. Os mudras e os símbolos expressam a essências que está contida dentro de um Voto.

(3) Mandala Dharma (Mandala Característica) - Os métodos de transmitir a mente de Buda para as pessoas são os sutras, palavras e nomes dos Budas. A essência do ensinamento está contida no bija ou mantras base. Genericamente falando, isto se refere a linguagem, palavras e textos escritos.

(4) Mandala Karma (Mandala da Ação) - Esta Mandala se refere às ações de Buda para ensinar e salvar as pessoas. Em um senso mais amplo, se refere às ações e funções de tudo no Universo, incluindo as atividades das pessoas.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode