12. Dainishi Nyorai

20/03/2010 23:53

O Grande Buda da Iluminação Universal

Mahâvairocana tem dois aspectos em sua personalidade:
Um aspecto é de Sabedoria, representado pela Mandala Vajradhâtu e nesta Mandala, ele é desenhado como utilizando uma coroa de jóias na sua cabeça, representando as Cinco Sabedorias possuídas por um Buda totalmente desperto. Suas mãos estão fazendo o Mudra da Sabedoria. Este Mudra representa a unidade essencial entre os seres ordinários e os Budas.
Outro aspecto é o Princípio ou a Verdade representada pela Mandala Garbhakosa. Suas mãos estão fazendo o Mudra Samadhi (Hokai Join), um mudra que representa a natureza básica do mundo.
Estes dois aspectos são as qualidades espirituais de Mahâvairocana que é a fundação, a substância básica que reveste todo o Universo. Todos os seres são manifestados a partir deste grande espírito de Mahâvairocana. Esta é a razão pela qual há dois tipos de Mahâvairocana.
 

Objetivo e Voto

 

 

O Buda Mahâvairocana é geralmente a principal divindade de adoração e é o Buda fundamental no Budismo Shingon. Seu nome verdadeiro é Buda Mahâvairocana, o Grande Buda Radiante, pois ele é a força vital dos Budas que ilumina a tudo. No Budismo Shingon, as Mandalas são utilizadas para explicar o mundo dos Budas. Os Budas, bodhisattvas, reis radiantes e os reis celestiais que estão nas Mandalas todos trabalham cada um a sua maneira para manter o voto de dar vida a todas as virtudes do Buda Mahâvairocana neste mundo. Eles também se esforçam para criar a Terra Pura do Buda Mahâvairocana, a Terra Adornada de Preciosidades de Buda. AS Mandalas indicam que todas as coisas emergem de e são alimentadas pela força vital de Mahâvairocana, que mantém a criação e operação poderosa do Universo. O ensinamento principal do Budismo Shingon é que nós seres humanos também temos a natureza búdica e a força vital de Mahâvairocana.
 
A letra em sânscrito utilizada para Buda Mahâvairocana é a letra A, que expressa vida, morte, e tornar-se um Buda que é emergindo da letra A e o retorno para a letra A.
 
A virtude de Buda Mahâvairocana é explicada como s quatro virtudes da luz que dissipa a escuridão do mundo por iluminar todos os lugares, dar vida e nutrir a todos os seres viventes, continuar a vida através do passado, presente e futuro com a luz radiante que não é criada ou destruída, e conduz todos os seres vivos ao estado de iluminação. Estas são as virtudes parecidas com o Sol que brilha a cada esquina no mundo, dissipando a escuridão com a luz eterna e imortal que nutre e anima a tudo.
 

Mantra

 
On abiraunken bazaradato ban (japonês)

Om a-vi-ra-hûm-kham vajradhâtu vam (sânscrito)
 

Om ó Onipresente; ó Imperecível (português)

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode