11. A Compaixão é diferente do Amor?

21/03/2010 16:29

Amor é uma forte energia que criamos dentro de nós. O Amor tem duas formas de energia.

Primeira, o Amor é uma energia de doação. Você doa bens materiais, conforto, coração, etc para alguém que você ama. Sem esta energia manter-se em vida matrimonial é difícil. Quando você ama muito uma pessoa em particular, você quer que tal pessoa retribua seu Amor com a mesma intensidade. Esta é chamada uma energia de fome. Quando uma energia de fome se torna maior, você enfrenta problemas. Incidentes como discussões, brigas, abuso, crimes e assassinatos frequentemente ocorrem por causa desta energia de fome.

Jesus Cristo ensinou seus seguidores a praticar o Amor. "Ame ao próximo" e "Ame a seus inimigos" são ensinamentos bem conhecidos.Ele não ensinou aos seus seguidores para amar uma pessoa em particular, ao invés disso, Ele ensinou a amar a todos igualmente sem discriminar quem é o próximo ou inimigos.

Este Amor é diferente do Amor Pessoal. Este é o Amor de Deus ou Amor Incondicional!

Os ensinamentos Budistas enfatizam a não amar pois o Amor é um apego e se torna uma das causas do sofrimento que mencionei antes. Mas o Budismo nos ensina a sentirmos compaixão por todos os seres. A maioria dos pais amam suas crianças e está pronta para se sacrificar quando algum perigo ameaça seus filhos. Mesmo se uma criança odiar você, você tenta protegê-la do perigo. Entendendo bem a situação, amar sem apego e não esperar retorno é chamado COMPAIXÃO no Budismo. É diferente do Amor pessoal mas muito similar ao Amor Incondicional. 

Responda para si mesmo, se sua esposa (ou seu esposo) lhe comentar "Eu amo você assim como amo a outras pessoas", o que você responderia?
Pense nisso!

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode