1. Quem é Buda (ou Buddha)?

21/03/2010 15:45

Para a maioria das pessoas, a palavra Buda tem a imagem de Shakyamuni - o Buda histórico - que viveu no Índia em cerca de 500 AC. 
O ensinamento de Buda foi fundado e reconhecido por ele e propagado através de esforço incondicional. Porém ele pregou às pessoas que Buda é a Verdade bem como a pessoa que despertou para a verdade, e que TODOS têm a oportunidade de tornar-se Buda.

Os vários grupos formados para praticar este ensinamento foram chamados de tradição Theravada. Assim o ensinamento de Buda espalhou-se para outros países. Nos anos antigos, o ensinamento foi praticado exatamente como Shakyamuni os havia dito, porém alguns seguidores encontraram dificuldades devido às diferenças de cultura, condições do tempo, crenças e moral, etc. Assim, as tradições Mahayana e Vajrayana foram estabelecidas para resolver estas necessidades e transcender as diferenças.

"Quem é Buda?"
- Esta questão tem sido perguntada muitas vezes e sua resposta difere de acordo com a tradicão. Uma tradição acredita que Shakyamuni é o único Buda na história. Por muitos anos, esta crença foi reconhecida como a única. Eventualmente, um outro ponto de vista apareceu - que existem três modos de reconhecer o Buda:

  • Forma de Vida Universal Dharmakaya

O Dharmakaya ou Vida Universal é eterno e imutável. Este é o fundamento de todos os seres e reconhecido como Mahavairocana, o Grande Buda Sol, que é a fonte de todas as formas vivas.

  • Forma da manifestação Sambhogakaya

A Sambhogakaya ou Forma de manifestação é a forma simbólica do Buda que é alcançada através da prática. Há muitas destas formas simbólicas. Estes Budas são adorados em templos como imagens foco de contemplação. Alguns exemplos são Akshobya e Amitabha.

  • Forma histórica Nirmanakaya

O Nirmanakaya ou Buda histórico, Shakyamuni, nasceu para ensinar seres senscientes. Assim como ele, há muitas formas históricas de Buda no mundo.

Buda não é o criador mas é o mesmo que a verdade universal. O Universo está sempre revelando a verdade e cada indivíduo é quem deve compreender isso. Todos os seres estão aqui no mundo fenomênico como parte de sua vida. Todos os seres tem o potencial de compreender a verdade através da prática religiosa.

Se alguém pergunta "Quem é Buda?" na tradição Theravada, a resposta é o Buda histórico, Shakyamuni. A tradição Mahayana enfatiza as formas histórica e simbólica de Buda. A tradição Vajrayana acredita em todas as três formas de Buda. As maneiras de ver diferem, porém são somente como caminhos alternativos para o topo da montanha. Está tudo bem escolher quaisquer um destes Caminhos se assim você preferir. A velocidade para alcançar o topo é diferente de acordo com o caminho escolhido e suas habilidades.

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode