09. Seishi Bosatsu

20/03/2010 23:47

Bodhisattva que Procede com Vigor

Ele segura uma flor de lótus na mão esquerda e sua mão direita representa energia vigorosa que pode fazer uma flor desabrochar. Assim também expressa a postura em que Buda utiliza este Bodhisattva para levar as pessoas para a verdadeira salvação neste mundo podendo assim despertar a natureza e a sabedoria de Buda nas pessoas.

 


Objetivo e Votos


Dentre os Treze Budas, Mahâsthâmaprâpta Bodhisattva é menos conhecido. Desde os tempos antigos, referia-se a Seishi juntamente com Avalokitesvara como um par de auxiliares acompanhando Amida. Em contraste com Avalokitesvara Bodhisattva, que é a divindade da compaixão,

Mahâsthâmaprâpta Bodhisattva nos oferece a sabedoria de Buda. Mahâsthâmaprâpta utiliza seu grande vigor de sabedoria para despertar a sabedoria e natureza Budicas que estão presente em todos e os encaminha para a iluminação. Esta é a origem do nome Seishi. 
O Sutra sobre a Meditação sobre a Vida Eterna explica seus votos como que ele "iluminará a tudo com a luz de sua sabedoria, mantendo as pessoas longe dos Três Caminhos Maléficos da Transmigração e fazê-los chegar ao poder insuperável. É por isso que é conhecido como Daiseishi, "Aquele que Procede com Grande Vigor".
 
Os Três Caminhos Maléficos da Transmigração, popularmente conhecidos como o Rio de Três Caminhos, são os mundos de sofrimento e ilusão do inferno, seres famintos e bestas, marcados por fogo, sangue e facas. É o poder de Seishi que pode destruir estes mundos de ilusão com a força da sabedoria, fazendo com que as pessoas entrem na jornada de Buda, que as levará a iluminação.

Mantra

 

On san zan zan saku sowaka (japonês)

Om sam jam jam sah svâhâ (sânscrito)

Om Que as impurezas sejam removidas svâhâ (português)

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.