07. Yakushi Nyorai

19/03/2010 23:25

Buda Mestre da Medicina

 

Em sua mão esquerda ele segura um recipiente de medicamentos enquanto sua mão direita forma o mudra que simboliza a garantia do atendimento aos pedidos. Isso representa seu mérito de ser capaz de atender aos pedidos das pessoas.

Objetivo e Votos

Yakushi Nyorai (Bhaisajyaguru) é um Buda que oferece medicamentos para as pessoas que sofrem de doenças e garante alimento para o corpo e mente. Como um Buda que realiza missões de cura entre todos os Budas, ele segura um recipiente de medicamentos na sua mão esquerda. Isso expressa seu voto de curar as doenças da mente e do corpo.

O recipiente de medicamentos é feito de pedra preciosa esmeralda, e ao serem banhadas por sua irradiação as pessoas são curadas de doenças.
É por isso que Yakushi Nyorai é também conhecido como Yakushi Rurikô Nyorai, o Nyorai da Radiação Esmeralda.

 

Com sua mão direita, Yakushi Nyorai forma o mudra que simboliza a garantia do atendimento aos votos e pedidos, expressando sua virtude de ser capaz de aperfeiçoar os votos e pedidos feitos pelas pessoas. Originalmente tendo Doze (12) Grandes Votos, três deles tornaram-se populares e conhecidos pelas pessoas:

  • ter os marcos completos majoritários e minoritários de Buda;
  • Emanar sua irradiação para todos, e
  • Prover conforto dissipando doenças. Ele é portanto o Buda encarregado especificamente da saúde física e por curar doenças.

Enquanto Buda Amida preside o Terra Pura do Oeste de renascimentos futuros, Yakushi Nyorai é o Buda que garante benefícios práticos primariamente nesta vida como o Senhor da Terra Pura do Leste.

Mantra

 

On koro koro sendari matôgi sowaka (japonês)

Om huru huru candâli mâtàngi svâhâ 
(sânscrito)

Om Cure, Cure Candâli Mâtàngi svâhâ (português)

 

Voltar

Contato

Budismo Japonês

© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode